O verão chegou e muita gente está aproveitando o período de férias na praia. Outras pessoas, no entanto, continuam trabalhando e já deixaram o recesso de fim de ano para trás. Por isso, acham que os cuidados com a pele no verão não são mais necessários. Grande engano. Tanto para quem está curtindo férias como para quem está de volta ao trabalho, é importante lembrar que esta época de calor e de Sol forte pode ser bastante prejudicial para a pele, principalmente se não forem tomados os cuidados necessários. Dr. Henrique lista 4 erros comuns no verão.
1. Esquecer de usar filtro solar nos dias nublados ou quando quer ficar apenas embaixo da barraca na praia
Deixar de usar o filtro solar porque você pretende ficar embaixo da barraca de praia, na sombra, é um grande erro. Você não vê, mas a radiação UVA vinda do Sol ataca sua pele mesmo assim. Tendo o cuidado de aplicar diariamente o protetor solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos, é possível evitar manchas, vasinhos e rugas.
2. Usar protetor do corpo no rosto
É um mau hábito grave. Filtros para o corpo são mais oleosos e engordurados, podendo provocar a obstrução dos poros da pele. O resultado é o aparecimento de indesejados cravos e espinhas. As formulações específicas para o rosto têm uma composição mais leve, livre de óleos.
3. Lavar o rosto várias vezes ao dia
Esse hábito deixa a pele sem o manto de hidratação natural, deixando-a cada vez mais ressecada e sensível. Quem tem a pele oleosa deve tomar cuidado para não enxaguar demais o rosto. Se a pele fica seca o tempo todo, o corpo entende que é preciso produzir mais óleo, em um processo chamado de oleosidade rebote.
4. Deixar de usar o filtro solar na cidade
O protetor deve ser usado mesmo que você vá apenas ao trabalho ou dê um passeio de carro. O pouco tempo a que você fica ao ar livre já é suficiente para que você seja atingido pelos raios UVA por mais que você não sinta sua pele queimando.