Lipoaspiração: 4 cuidados para que a cirurgia seja um sucesso

 

Pós-cirúrgico da lipoaspiração requer cuidados importantes

Verão chegando, muita gente quer perder aquelas gordurinhas que tanto incomodam. Muita gente corre para as academias, outras pessoas preferem recorrer à lipoaspiração. Isso porque, em alguns casos, mesmo com muita dieta e malhação, existe aquele resquício de gordura que insiste em permanecer na barriga.

E se engana quem pensa que apenas as mulheres procuram pela lipoaspiração nos consultórios médicos. A lipoaspiração é a cirurgia mais procurada pelo público masculino, que tradicionalmente foge do ambiente hospitalar. Segundo pesquisa feita pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, a Isaps, em 2013, 27.529 pacientes homens se submeteram a uma lipoaspiração, 12% do total de cirurgias do tipo no Brasil.

Para quem ainda está pensando em recorrer à lipoaspiração, Dr. Henrique lista 4 cuidados essenciais depois da cirurgia para que o resultado seja plenamente satisfatório.

Repouso

Ao receber alta da lipoaspiração, o paciente deve permanecer em casa, em repouso relativo, durante três dias. Não é necessário ficar deitado o tempo todo. E preciso obedecer o corpo: as atividades do dia-a-dia são liberadas desde que o paciente se sinta bem ao realizá-las.  Mesmo que a paciente sinta necessidade de permanecer em repouso mais tempo, por dor e cansaço no corpo, pequenas caminhadas dentro de casa são obrigatórias em intervalos regulares para evitar complicações importantes, como trombose das pernas.

Atividades físicas
Após 15 dias de se submeter a uma lipoaspiração, o paciente já pode retornar às atividades físicas, iniciando progressivamente com caminhadas leves, de2 a 3 km. Após um mês de cirurgia, é recomendado praticar exercícios físicos para assegurar o peso e impedir que as gordurinhas voltem.

Cinta modeladora
Durante 40 a 60 dias, os médicos recomendam o uso da cinta modeladora. As cintas cirúrgicas, também conhecidas como malhas compressoras, aceleram a reabsorção do inchaço, auxiliam na cicatrização dos tecidos e evitam o aparecimento de irregularidades e depressões na área tratada.

Alimentação
A alimentação é outro fator muito importante no pós-operatório da lipoaspiração. Ela precisa ser balanceada e não pode ser muito restrita no pós-operatório inicial (primeiros 10 a 15 dias), porque nessa fase o organismo está se recuperando da agressão representada pelo procedimento cirúrgico. O pós-operatório inicial não é o momento para dietas. Não deixe de consumir frutas, verduras, legumes e vitaminas, além dos alimentos ricos em ferro, que ajudam na reposição da perda de sangue. Mas lembre-se: a lipoaspiração não é um passaporte para uma alimentação desregrada só porque você eliminou gordura. É fundamental manter uma alimentação leve e equilibrada. Afinal, você não vai querer engordar de novo tudo que eliminou na cirurgia.

Conheça o Dr. Henrique

drhenrique

O Dr. Henrique possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Venha conhecer a nossa clínica.

Atendemos em dois endereços:

Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby

Facebook e Twitter

Facebook: http://migre.me/jjDoB

Twitter: @drhenriqueplast

Compartilhe: